Nosso prazo de garantia, conforme o Código de Defesa do Consumidor, é de 3 meses.
Você pode ouvir por aí lojas oferecendo 2, 5 e até 10 anos de garantia — acontece muito. Trabalho há bastante tempo nesse mercado e, mesmo que você não compre conosco, me sinto na obrigação de explicar, porque vejo muita gente sendo lesada com essa informação.
Defeito de fabricação é algo que você identifica logo na montagem ou, no máximo, após algumas semanas de uso. São problemas visíveis logo no início.
O que algumas lojas (não todas, mas muitas) fazem é prometer 5, 10 anos de garantia. Porém, quando algo quebra no 2º ou 3º ano, como uma dobradiça ou corrediça, alegam que isso não é defeito de fabricação e sim desgaste natural — e cobram pela peça e pela visita técnica. Ou seja, o que parece uma "garantia longa" na verdade é um serviço pago disfarçado. E se você tentar resolver por fora, perde essa "garantia".
Por isso, minha dica: sempre peça para ler o contrato antes. Normalmente, estará escrito algo assim:
"Trocas por desgaste natural ou mau uso serão cobradas conforme tabela atual e com custo da visita técnica."
Desculpe o textão rsrs...
Mas estou há anos no mercado e fico triste em ver tanta gente sendo enganada por uma garantia que, na prática, não existe. É apenas uma forma de te manter preso a um serviço pago.